7 ° ANO - CIÊNCIAS MÁQUINAS SIMPLES -
| Vamos conhecer
     mais sobre o funcionamento das máquinas simples? Se possível, assista ao
     vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Iv1aEkJrCmk.
      | 
ATIVIDADES
1. São vários os exemplos de máquinas simples
que facilitam a vida diária. O que são máquinas simples?
a) (  ) são
instrumentos eletrônicos que auxiliam o cotidiano.
b) (  ) São
equipamentos que nos permite aplicar maior força para movimentar objetos.
c) (  ) são
ferramentas ou instrumentos que facilitam o trabalho e execução de tarefas
simples do dia a dia.
d) (  ) são
dispositivos que podem facilitar ou dificultar a realização de funções
diversas, a depender da força.
2. Em função da
atividade que realizam, as máquinas simples podem ser de vários tipos. Pense
em suas atividades cotidianas e cite ao menos três exemplos máquinas simples
que você faz uso frequentemente.
3. Sobre os tipos de máquinas simples, faça a correta
associação entre a primeira e a segunda coluna:
I. Alavancas 
II. Roldanas
III. Plano Inclinado
·        
Mudam a direção e o sentido da força com que
puxamos um objeto (força de tração).
·        
Forma um
ângulo com a superfície horizontal, facilitando o trabalho de levar um corpo de
um nível para outro, mais elevado.
·        
São capazes de multiplicar a força que é
aplicada a um corpo ou objeto, quando apoiadas em um ponto fixo.
4. Organize as palavras do quadro a seguir para descobrir a
frase eternizada pelo famoso cientista Arquimedes sobre as alavancas.
| E ALAVANCA UMA DÊ-ME E MUNDO DE  APOIO UM LEVANTAREI O PONTO | 
5. Identifique os tipos de alavanca (interfixa, interpotente
ou inter-resistente) nas situações a seguir:
6. Antes da invenção dos canhões e das armas de fogo, as
catapultas eram importantes armas de guerra. Uma catapulta era uma máquina
simples, usada para lançar projéteis, ou objetos pesados, contra um inimigo,
com grande força e a grandes distâncias. Havia diversos tipos de catapultas. O
mais básico era feito de um longo braço de madeira com um grande receptáculo na
ponta. Um tubo rotatório, chamado sarilho, ficava preso a esse braço. Uma corda
era presa a ele e colocada ao redor do sarilho, dando várias voltas. Na base do
braço ficava um conjunto de cordas.
Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/catapulta/480925>.
Acesso em 15 nov. 2020.






 
 
 
 
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