1° SÉRIE - PAISAGENS /BIOMAS DO PLANETA - GEOGRAFIA
Biomas
Os biomas são espaços geográficos que apresentam um somatório de ecossistemas vizinhos e semelhantes. Eles podem ser divididos em terrestres e aquáticos.Os biomas (bio = vida; oma = proliferação) são espaços geográficos que apresentam um somatório de ecossistemas vizinhos e semelhantes. O ambiente terrestre é divido em grandes comunidades, apresentando características distintas entre si, e essa classificação dos biomas é baseada em ligações dos aspectos biológicos e físicos (clima, relevo, vegetação) de uma determinada formação. No entanto, os sistemas ambientais utilizam-se da classificação de vegetação para melhor evidenciar as diversas paisagens naturais (biomas).
Os biomas podem ser divididos em aquáticos e terrestres:
Biomas aquáticos: oceanos e rios.
Oceanos: Representam 70% da superfície terrestre, sendo, portanto, o maior ecossistema do planeta.
Rios: São ecossistemas de fundamental importância para a manutenção da vida terrestre.
Biomas terrestres: tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos.
Tundra: Bioma típico do hemisfério norte, entre as latitudes 60° e 80° Norte. A vegetação é composta por capim e junco. A fauna é representada por renas, roedores, raposas, lebres, insetos, aves, etc.
Floresta Boreal: Também conhecida como taiga, a floresta boreal é o bioma típico de regiões de clima frio, estando localizada no hemisfério norte, ao sul da tundra. As plantas são coníferas e os principais animais são lobos, ursos, cercos e alces.
Floresta Temperada: Localizada em regiões de clima temperado, a floresta temperada apresenta as quatro estações do ano bem definidas. Esse bioma está presente na Europa e na América do Norte. Sua vegetação é formada por bordos, carvalhos, faias, entre outros. A fauna é representada por esquilos, javalis, leões, etc.
Floresta Tropical: Compreende as regiões próximas à linha do Equador. Esse bioma apresenta temperatura e médias pluviométricas elevadas. É o bioma que possui a maior diversidade de espécies. Sua fauna é representada por onças, antas, macacos, várias aves, répteis, entre outros.
Campos: Os campos são encontrados em regiões tropicais e em regiões temperadas. São caracterizados por grandes formações abertas com predominância de gramíneas e arbustos de pequeno porte.
Desertos: Estão localizados nas latitudes 30° Sul e 30° Norte. São regiões hiperáridas, áridas e semiáridas, e apresentam índices pluviométricos baixíssimos. A paisagem vegetal está ausente na maior parte desse bioma, exceto nas áreas de oásis.
https://youtu.be/zd8R5BLWjyM - CLIMAS
ATIVIDADE 01
(UFU-MG/2019) Composto por espécies muito utilizadas e exploradas pela indústria; estende-se por vasta região de terras baixas e pelas costas montanhosas da Europa, da Ásia e da América do Norte, de elevada amplitude térmica anual e por invernos longos e frios; abriga um número relativamente pequeno de espécies vegetais. O bioma descrito refere-se
(A) à Taiga ou Floresta Boreal.
(B) às Florestas Temperadas.
(C) às Estepes.
(D) à Tundra.
(E) à caatinga
ATIVIDADE 02
(FGV/2017) Área de verões quentes e áridos. Árvores perenes baixas, de distribuição esparsa, entrançadas com barras espessas e entremeadas com áreas arbustivas. As árvores apresentam folhas com cera ou formação espinhosa e raízes profundas para resistir à estiagem. Muitas dessas florestas têm sido desmatadas pelo homem, resultando em extensas formações de vegetação arbustiva (maquis e chaparral). (IBGE. Atlas geográfico escolar, 2012) . As especificidades encontradas no excerto caracterizam a formação vegetal denominada
(A) estepe.
(B) subtropical.
(C) mediterrânea.
(D) savana.
(E) tundra.
ATIVIDADE 03
(UEFS-BA/2017) Esse ecossistema está sendo destruído até quatro vezes mais rápido do que as florestas. O estudo encomendado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pelo The Nature Conservancy indicou que um quinto desta formação foi destruída desde 1980 e continua a ser destruída a uma taxa de cerca de 0,7% por ano por atividades, tais como, a construção civil e a criação de camarões. Preservado, fornece um enorme conjunto de serviços econômicos, agindo como berçário de peixes, armazenando carbono e proporcionando defesas poderosas contra enchentes e ciclones numa época de elevação do nível dos oceanos.
(http://br.reuters.com. Adaptado.) O ecossistema em risco analisado no excerto é
(A) o mangue.
(B) a taiga.
(C) a restinga.
(D) a pradaria.
(E) o igarapé.
ATIVIDADE 04
(UNESP-SP/2016) Uma das consequências da retirada de coberturas vegetais florestadas é
(A) a redução das temperaturas médias locais.
(B) o empobrecimento do solo.
(C) o aumento da evapotranspiração.
(D) a elevação do lençol freático.
(E) a eliminação de pragas
ENTREGAR ATIVIDADES DIA 21 DE MAIO : QUINTA FEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário